LUZ INTENSA PULSADA – IPL
Anvisa: 10360319005
O EQUIPAMENTO
O LYRA é um equipamento de Luz Intensa Pulsada desenvolvido com a mais alta tecnologia para a utilização em tratamentos estéticos. Possibilita comutação de três filtros de corte seletivos com comprimentos de onda de 480 nm, 530 nm e 640 nm que permite a escolha do espectro de radiação luminosa mais adequado para cada tratamento. O LYRA possui uma ponteira com spot de 7,5 cm2 permitindo maior versatilidade nos tratamentos, e um sistema de crioproteção (água e peltier) tornando o tratamento mais seguro e confortável. A lâmpada possui tempo de vida útil de 1 milhão de disparos, o que permite melhor desempenho linear e funcional. Design moderno com controle através de tela touch screen, tutorial informativo e protocolos.
Luz Intensa Pulsada
O Lyra utiliza flashlamp e bancos de capacitores microcontrolados para gerar luz policromática pulsada de alta intensidade. A energia elétrica armazenada no banco de capacitores excita o gás xenônio contido na lâmpada, para que a luz brilhante seja emitida, assim, a energia elétrica é convertida em energia óptica e energia térmica.
Luz Intensa Pulsada X Laser
- Laser: Monocromático, coerente, colimado, várias aplicações na medicina, maior potência, menor área de ação e maior temperatura.
- Luz Intensa Pulsada: Policromática, não coerente, não colimada, aplicações dermatologia, angiologia e estética, menor potência, maior área de ação, menor temperatura, modulação por filtros de corte e menor custo.
Filtros de corte
Com a ajuda de filtros é possível selecionar comprimentos de onda de acordo com a profundidade da estrutura que se pretende atingir. O espectro de emissão de LIP varia de 450 a 1200nm e, por exemplo, quando se utiliza o filtro de 640nm, só ocorre emissão no espectro de 640 a 1200nm, bloqueando a emissão dos comprimentos mais curtos.
O LYRA possui uma peça de mão com a possibilidade de comutação de três filtros de corte seletivos com comprimentos de onda de 480 nm, 530 nm e 640 nm que permitem a escolha do espectro de radiação luminosa mais adequada para cada caso e cada tratamento. As indicações são:
- Remoção de pelos: Filtro 640 nm 690 nm ~ 1200 nm
- Telangiectasias: Filtro 530 nm 530 nm ~ 1200 nm
- Rejuvenescimento: Filtro 480 nm 480 nm ~ 1200 nm
- Manchas de pele: Filtro 480 nm 480 nm ~ 1200 nm
MECANISMO DE AÇÃO
O princípio básico é a absorção de fótons por cromóforos endógenos ou exógenos no interior da pele e a transferência de energia para estes cromóforos. Esta transferência gera calor que subsequentemente destrói a estrutura alvo.
A absorção da luz não está vinculada à coerência da luz, a chamada reação fotobiológica ocorre independentemente da fonte de aquecimento. Além disso, os cromóforos da pele humana (hemoglobina, melanina, água) mostram espectros largos de absorção, assim, a monocromaticidade não é um requisito para a fototermólise. Como os dispositivos de LIP emitem um espectro de comprimentos de onda, os três cromóforos podem ser ativados com uma única exposição à luz. Esta versatilidade implica numa redução da seletividade, tipo de pele do paciente e a condição da pele presente determina a escolha dos filtros de corte apropriados e, por conseguinte, o espectro de comprimentos de onda a ser emitido.
Precauções
- Evitar exposição solar das áreas tratadas por pelo menos 5 dias após a aplicação e a utilização diária de um protetor solar FP60 é fortemente recomendada.
- Uma avaliação médica prévia à realização de tratamentos de LIP é fortemente recomendada nos casos em que o paciente apresente qualquer patologia na pele.
- Não submeter ao tratamento com LIP o paciente que estiver sob tratamento com antibióticos, estiver ingerindo suplementos vitamínicos A e/ou K ou outra substância estimuladora de melanina.
- Nos tratamentos de remoção de pelos, o uso de outras práticas de depilação deve ser evitado nas duas semanas anteriores e nas duas semanas posteriores à aplicação da LIP. Somente raspar os pelos.
- Peles de fototipo alto (escuras ou fortemente bronzeadas) exigem uma maior atenção quanto à prescrição da dosagem para a aplicação da LIP.
- Logo após a aplicação poderá ocorrer um leve eritema e/ ou edema transitório que desaparece em até 3 horas após a aplicação. O uso de loções calmantes e/ou compressas frias sobre as áreas tratadas pode minimizar tal efeito.
- Raramente podem aparecer eritemas mais intensos que desaparecem entre 2 a 7 dias após a aplicação sem a necessidade de tratamentos adicionais. No entanto, se desejado, o uso de produtos calmantes, gel, cremes ou pomadas específicas podem acelerar o processo de recuperação.
- Todas as áreas tratadas devem ser limpas com água e sabão neutro.
Reações adversas
Não existem registros significantes de reações adversas mais sérias (transitórias ou permanentes) decorrentes do uso da terapia por LIP desde que as dosagens de aplicação sejam adequadas ao paciente. Entretanto, podem ocorrer:
- Hiperpigmentação transitória (resolvem-se sem tratamentos adjuvantes em no máximo 6 meses após a aplicação)
- Discromias
- Prurido
- Queimaduras
- Eritema ou edema local (de 30 minutos a 72 horas)
- Púrpura
Prevenções
- Assegure-se de avaliar a cada sessão as condições da área a ser tratada e o real fototipo no momento da sessão.
- Certifique-se de inspecionar a área de tratamento durante e após o tratamento e interrompê-lo se houver uma reação adversa.
PRINCIPAIS TRATAMENTOS
Indicações
A LIP é comumente utilizada no tratamento das seguintes alterações:
– Remoção de pelos
– Redução permanente de pelos
– Tratamento da pele acneica
– Tratamento de lesões (telangiectasias)
– Tratamento de rosácea
– Tratamento de lesões pigmentares benignas
– Fotoenvelhecimento cutâneo (rejuvenescimento)
Contraindicações
– Pacientes que estiverem se submetendo a processos de bronzeamento naturais ou artificiais até 4 semanas antes do tratamento.
– Gestantes.
– Em áreas com manchas suspeitas ou que contenham tecido potencialmente canceroso.
– Local de tratamento com tatuagem ou maquilagem permanente.
– Apontar diretamente para os olhos das pessoas ou animais.
– Aplicação direcionada ou sobre os olhos.
– Presença de dispositivo eletrônico implantado (Ex: marca-passo cardíaco).
– Paciente com epilepsia fotossensível.
– Uso concomitante de medicamentos fotossensibilizantes.
– Pacientes que apresentam particular sensibilidade à irradiação solar ou enfermidades relacionadas com fotossensibilidade (ex. porfiria, erupção a luz polimórfica, urticária solar, lúpus e outras doenças autoimunes).
– Pacientes com déficit de cicatrização devido ao Diabetes Mellitus ou outras patologias.
Dimensões
– Largura: 40 cm (15.7 in) ± 5%
– Profundidade: 47 cm (18.5 in) ± 5%
– Altura: 120 cm (47.2 in) ± 5%
– Peso líquido* (com acessórios): 47 kg ± 5%
– Peso bruto*(com embalagem): 55 kg ± 5%